OBESIDADE DESCONTROLADA É UM PROBLEMA SÉRIO

14 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O BOM-COLESTEROL (HDL-COLESTEROL) E O TRIGLICÉRIDES,APÓS PERDA DE GORDURA (OBESIDADE,SOBREPESO) VISCERAL ABDOMINAL, CENTRAL, INTRA-ABDOMINAL,ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O BOM-COLESTEROL (HDL-COLESTEROL) E O TRIGLICÉRIDES,APÓS PERDA DE GORDURA (OBESIDADE,SOBREPESO) VISCERAL ABDOMINAL, CENTRAL, INTRA-ABDOMINAL,SÓ SE MANTÉM EM NÍVEIS BONS SE ESTA PERDA FOR MANTIDA POR UM LONGO PRAZO DE TEMPO:OBESIDADE CONTROLADA,DESCONTROLADA,PESO, SOBREPESO,MAS EMAGRECER.

SÓ SE MANTÉM EM NÍVEIS BONS SE ESTA PERDA FOR MANTIDA POR UM LONGO PRAZO DE TEMPO:OBESIDADE CONTROLADA,DESCONTROLADA,PESO, SOBREPESO,MAS EMAGRECER.

Entre a classe médica, sabe-se que o excesso de gordura abdominal, em particular a gordura visceral abdominal, que está relacionada a risco aumentado para complicações relacionadas à obesidade. Nós examinamos a associação entre fatores de risco metabólicos e manutenção da gordura visceral abdominal, após atitudes tomadas para perda de peso.
Foi feita uma avaliação em 54 mulheres obesas na pós-menopausa, que concordaram em se submeter a um acompanhamento para a perda de peso, e chegaram a perder pelo menos 10% do peso inicial, durante 14 semanas. O peso corporal, a gordura visceral abdominal foi avaliada através da tomografia computadorizada e os fatores de risco metabólicos, tais como, a pressão arterial, dislipidemia e glicemia, foram medidos antes do início do acompanhamento, ou seja, na semana zero, na semana após terminar o acompanhamento, ou seja, na 15ª semana e após 2 anos de acompanhamento, na 105ª semana. As mulheres foram divididas em 2 grupos, de acordo com as mudanças em sua gordura visceral abdominal entre a 15ª e 105ª semanas: um grupo aumentou a gordura visceral abdominal e outro manteve a diminuição da gordura visceral abdominal. A mudança média da gordura visceral abdominal das mulheres durante o acompanhamento até a 14ª semana, foi de 34 cm +/- 16 cm². Juntamente com estas mudanças, foi observada melhora em todos os fatores de riscos metabólicos exceto para o HDL-colesterol (bom-colesterol). Durante o período de acompanhamento, houve interação entre os 2 grupos de gordura visceral abdominal em relação ao HDL-colesterol (bom-colesterol), os triglicérides e o colesterol total/HDL-colesterol. Em particular, o HDL-colesterol das que mantiveram a diminuição da gordura visceral abdominal melhorou e o valor na 105ª semana superou o nível basal, ou seja, medido antes do início do acompanhamento. No entanto, a pressão arterial sistólica e diastólica, a tomografia computadorizada e o LDL-colesterol nas que mantiveram a diminuição da gordura visceral abdominal voltaram a aumentar a seu nível basal médio, apesar de uma redução ainda maior na sua gordura visceral abdominal durante o período de acompanhamento.Através destas avaliações, fica claro porque a manutenção da diminuição da gordura visceral abdominal por um longo tempo após a perda de peso está associada com a melhora do HDL-colesterol e triglicérides em relação às mulheres obesas na pós-menopausa.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia-Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista-Medicina Interna 
CRM 28930

Como saber mais:
1. O HDL-colesterol e o triglicérides se mantem em níveis bons quando se perde gordura visceral abdominal e se mantém por longo período de tempo... 
http://gorduraabdominal.blogspot.com

2. É importante a perda da gordura visceral abdominal... 
http://gorduravisceral.blogspot.com

3. A obesidade pode levar à esteatose hepática... 
http://esteatosehepatica.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
T Matsuo, Y Kato, Y Murotake, M-K Kim, H Unno and K Tanaka
1. Graduate School of Comprehensive Human Sciences, University of Tsukuba, Tsukuba, Ibaraki, Japan
2. Sodegaura City, Sodegaura, Chiba, Japan
3. Unno Medical Clinic, Moriya, Ibaraki, Japan
International Journal of Obesity (2010) 34, 1742–1751; doi:10.1038/ijo.2010.95.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br



Seguir no Google Buzz