RUPTURA DE PLACAS DE ATEROMA (PLACAS QUE ENTOPEM VASOS),
PROCESSO TROMBOEMBÓLICO (ENTUPIMENTO DOS VASOS), GRAVE, QUE PODE LEVAR PESSOAS
AO ÓBITO.
Ao avaliarmos os riscos de algumas doenças, algumas se sobressaem, por seu potencial de causar danos graves ao corpo humano. Entre as doenças agudas sérias, algumas doenças vasculares, formadoras de placas de ateroma (aterosclerose) se diferenciam em potencial de malignidade, e de grande potencial de levar-nos ao êxito letal, que a princípio parecem inofensivas, mas com grande potencial de causar tromboses em nossos vasos, denominadas cientificamente de doenças aterotrombóticas (uma das principais causas de morte nos países do mundo industrializado) que está associada com a conversão de pequenas e silenciosas lesões ateroscleróticas em placas de necrose (morte de tecidos), que são propensos à ruptura.
Um novo estudo no metabolismo celular fornece um elo perdido nessa conversão, mostrando que a combinação do retículo endoplasmático (Retículo Endoplasmático é um sistema de comunicação interno das células. É formado por várias membranas, criando canais, que se entendem do citoplasma (Citoplasma é uma palavra que significa substância viscosa que ocupa o espaço entre o núcleo da célula e a membrana celular) onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas, com funções dentro da célula), até a membrana que envolve o núcleo celular. Dentro do retículo, várias substâncias são carregadas de um ponto a outro, dependendo da necessidade. Por exemplo, no Complexo de Golgi (conjunto de vesículas-membranas irregulares).
O Complexo de Golgi está presente em quase todas as células com núcleo centralizado – meio da célula, e é formado por várias bolsas achatadas, dispostas uma ao lado da outra - vesícula, contendo enzimas, que são transportadas pelo retículo endoplasmático até a membrana celular. O estresse e lipídios ou lipoproteínas, como triglicérides, colesterol total e frações, com o mal colesterol (LDL), têm uma função de formação de placas de deposição nas paredes dos vasos, que podem se romper, mas pode também entupir os vasos (Placas aterogênicas) que leva à morte celular (apoptose - é um tipo de "auto-destruição celular") de macrófagos (que são células que digerem restos celulares, substâncias estranhas, bactérias e grande diversidade de elementos) e placas de necrose (tecidos mortos) que são responsáveis pelo aparecimento da doença, que se observa na clínica, através da ruptura de vasos com placas formadoras das doenças trombóticas que entopem os vasos e são rompidas de forma agressiva na aterosclerose mediante qualquer estresse, como, químico, físico, cirúrgico ou qualquer outro. É muito importante que tomemos muito cuidado com processos que provocam trombos, pois em caso de ruptura, o problema não é apenas o acúmulo de colesterol total, mau colesterol (LDL), alterações do bom colesterol (HDL), mas o risco de vida que estamos promovendo, portanto, PREVINA-SE.
Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611
Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930
Como Saber Mais:
1.Mulher magra possuem desvantagem modificações associadas das funções do sistema endócrino e imunológico...
http://gorduraabdominal.blogspot.com
2. Mulheres grávidas obesas desenvolvem resistência à insulina...
http:// obesidadecontrolada3.blogspot.com/
3. Obesidade intra visceral eé mais grave que outros tipos de obesidade...
http://obesidadedescontrolada1.blogspot.com/
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
http://gorduraabdominal.blogspot.com
2. Mulheres grávidas obesas desenvolvem resistência à insulina...
http:// obesidadecontrolada3.blogspot.com/
3. Obesidade intra visceral eé mais grave que outros tipos de obesidade...
http://obesidadedescontrolada1.blogspot.com/
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
Molecular Therapy 19, 439-441 (March 2011) | doi:10.1038/mt.2011.14 Jun Xie, Qing Xie, Hongwei Zhang, Stefan L Ameres, Jui-Hung Hung, Qin Su, Ran He, Xin Mu, Seemin Seher Ahmed, Soyeon Park, Hiroki Kato, Chengjian Li, Christian Mueller, Craig C Mello, Zhiping Weng, Terence R Flotte, Phillip D Zamore and Guangping Gao,Weikang Tao, Xianzhi Mao, Joseph P Davide, Bruce Ng, Mingmei Cai, Paul A Burke, Alan B Sachs and Laura Sepp-Lorenzino,Jeong Ho Chang et al.doi:10.1038/nsmb.1984.
Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.comFones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Seguir no Google Buzz